Em mais de 20 países e agora no Brasil!

O Método FRIENDS é um programa internacional, baseado em evidências científicas, que promove habilidades socioemocionais e de hábitos de vida saudáveis em crianças, jovens e adultos.

Aplicado por Facilitadores certificados, o programa é realizado em grupo e de forma lúdica para fomentar o treino sistemático de habilidades de interação social e de manejo das emoções, bem como o cultivo de hábitos saudáveis de sono, alimentação e atividade física.

Para o participante, seja criança ou adulto, é um lugar para fazer amigos, aprender a ser um bom amigo e fazer de seu corpo seu melhor amigo.

Para a ciência, é uma forma efetiva de prevenir problemas emocionais como ansiedade e depressão e promover bem-estar e resiliência.

Assista o vídeo e saiba mais

O que são habilidades socioemocionais

Porque são tão importantes?

Somos seres sociais!

Ainda que a formação técnica seja importante para nosso desenvolvimento, aprender a lidar com desafios, estabelecer metas, ter empatia, saber se expressar, lidar com as próprias emoções e conviver de maneira harmoniosa são habilidades fundamentais para a vida.

“O grande diferencial para o sucesso acadêmico e profissional é a inteligência emocional e social.”

Essas são as habilidades requeridas aos estudantes e profissionais do Séc. XXI.

O que acontece se não desenvolvermos nossa inteligência emocional e social ?

PREJUÍZO ACADÊMICO E PROFISSIONAL

O pouco desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais está relacionado com baixo rendimento acadêmico e problemas de comportamento em sala de aula.

Além disso é um fator de risco para problemas mentais – como ansiedade, depressão e dependência química – e menor empregabilidade na vida adulta.

Por outro lado, comportamentos pró-sociais, boa autorregulação emocional e autoestima adequada contribuem para o bom desempenho acadêmico, inclusive aumentando as notas obtidas por estudantes e são fatores de proteção para transtornos mentais.

Como funciona o programa?

O Programa consiste em:

AVALIAÇÃO INICIAL COM OS CUIDADORES 
Pais, familiares e outros profissionais envolvidos na vida do participante discutem em uma palestra informativa

10 ENCONTROS EM GRUPO DE 100 MINUTOS
O participante aprende de forma lúdica e divertida habilidades socio emocionais e de hábitos saudáveis

ENCONTRO DE TREINO COM CUIDADORES
Para discussão sobre ambiente e famílias resilientes.

2 ENCONTROS DE REFORÇO DAS HABILIDADES
Realizados após 1 e 2 meses do 10º encontro em grupo para acompanhamento e ampliação da aprendizagem.

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
São realizadas avaliações inicial e final de acompanhamento dos resultados.

Acrônimo das habilidades aprendidas

Tripé da vida saudável

Programas do método friends

O  Método Friends é apresentado em quatro versões cuidadosamente adaptadas para os desafios emocionais e sociais de cada faixa etária ao longo da vida.

Crianças de 4 a 7 anos

FUN FRIENDS – AMIGOS DIVERTIDOS
Em pré-escolares e no início da escolarização as habilidades sociaoemocionais são essenciais para a convivência escolar harmoniosa que produz aprendizagem, além de auxiliar com medos típicos da idade e ansiedade de separação, bem como desenvolvimento da autonomia saudável.

TENHO INTERESSE

Crianças de 8 a 11 anos

FRIENDS FOR LIFE – AMIGOS PARA A VIDA
Durante o Ensino Fundamental a criança precisa aprender a fazer amigos, lidar com a pressão por desempenho escolar, conflitos com seus pares e praticar autonomia. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais facilita esse período e previne quadros de ansiedade e depressão.

TENHO INTERESSE

Adolescentes de 12 a 17 anos

MY FRIENDS YOUTH – MEUS AMIGOS JOVENS
A adolescência é um período repleto de conflitos interpessoais, problemas com disciplina, pressão dos pares para uso de drogas, e também da descoberta da sexualidade, busca de novos interesses e amizades. Habilidades socioemocionais promovem mais resiliência a esses desafios e previnem quadros de ansiedade e depressão característicos dessa fase.

TENHO INTERESSE

A partir dos 18 anos

ADULT´S RESILIENCE – RESILIÊNCIA EM ADULTOS
O desenvolvimento de habilidades socioemocionais fortalece a resiliência: essa é a principal ferramenta do cotidiano de jovens e adultos para lidar com desafios, persistir em metas e se relacionar afetiva e profissionalmente de forma positiva. Devemos ser fortes, mas não rígidos!

TENHO INTERESSE

E os resultados são garantidos?

O Método FRIENDS vem sendo pesquisado cientificamente desde a década de 1990.

Pesquisas realizadas em 13 países com número de participantes superior a 16 mil pessoas mostra que o Método FRIENDS é efetivo para prevenir ansiedade, depressão, melhorar autoestima, autoconfiança e promover otimismo, entre outras medidas coletadas.

Estudos que avaliaram a efetividade do FRIENDS ao longo do tempo mostram que seus resultados positivos se mantém por até 3 anos.

Com mais de 80 estudos científicos mostrando resultados positivos (acesse em nosso site os estudos), o Método FRIENDS é reconhecido como efetivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2004 e foi aprovado em 2012 pelo maior órgão americano de análise de programas baseados em evidências científicas NREPP (National Registry of Evidence-Based Practices).

VEJA MAIS DADOS CIENTÍFICOS
ASSISTA COMO PROMOVER HABILIDADES
ASSISTIR VÍDEOS